sábado, 4 de julho de 2009

Anna Bessonova Dança ... Ginástica Rítmica, Tango, ...


Alguns de vocês mostraram-se muito admirados com o facto de eu incluir ginástica rítmica nos meus interesses (O primeiro post - Acerca do blogue) e de associá-la à dança. Os vossos comentários são muito bem-vindos e eu vou tentar responder-lhes sempre que possível. Desta vez os vossos comentários aceleraram a escrita deste post sobre ginástica rítmica (que já andava na minha cabeça à algum tempo). Portanto, e em jeito de resposta aos vossos comentários, aqui vos apresento as razões pelas quais eu gosto de ginástica rítmica. (Vejam os vídeos com som, porque a música é muito importante!)


O meu gosto pela ginástica rítmica surgiu ao ver esta interpretação da Anna Bessonova (Anna Bessonova Amazing Hoop 2008 Miss Valentine):


Bem, se depois de verem este vídeo não perceberam o meu gosto pela ginástica rítmica, acho que não há palavras que me valham. De qualquer modo, aqui fica uma tentativa. Há atletas, como a Anna Bessonova, que têm uma tal fluidez, continuidade e musicalidade nos movimentos que conseguem transformar um exercício de ginástica rítmica numa verdadeira peça de dança - e assim deixam de ser apenas atletas e passam a ser também artistas. Aliás, na minha (modesta) opinião, a Anna Bessonova é a melhor a fazer essa transformação - é uma artista extraordinária!

Na realidade, a primeira vez que vi a Anna Bessonova (e esta sua interpretação) foi numa taça do Mundo de Portimão - em directo pela televisão. Dessa vez ela cometeu um erro (técnico) brutal: falhou aquela (dificílima) recepção do aro com os pés (no chão) após um logo lançamento (minuto 1:24 do vídeo anterior) e o aro saiu disparado para fora do tapete/praticante.
Depois, embora evidentemente desolada, levantou-se rapidamente, foi buscar o aro e continuou/terminou o exercício. Mas continuou-o e terminou-o de uma forma fenomenal! Provavelmente movida por um misto de desprendimento (já não tinha nada a perder!) e de revolta (por ter cometido o erro). Para mim, essa foi a melhor interpretação que eu já vi!
Nunca pensei que o imperfeito conseguisse ser mais belo que o perfeito! Noutro ponto de vista, foi a imperfeição (o erro) que deu origem à perfeição, à beleza!
Infelizmente já não consigo encontrar esse vídeo. Mas deixo-vos aqui um outro (Anna Bessonova - EF hoop WC Portimão 2007) em que ela também comete um erro (desta vez logo ao início) e também se nota esse misto de sentimentos de desprendimento e revolta no resto da interpretação, sobretudo no final, em que ela se deixa cair (no vídeo anterior - uma interpretação quase perfeita - esta queda final está mais artificial).



Para terminar, duas interpretações de dança fabulosas, realizadas em Galas de ginástica rítmica.

Anna Bessonova, Natalia Godunko, Galina Shirkina e Victoria Antonova interpretam "Shape of My Heart" na Gala da Deriugina Cup 2006 na Ucrânia ("Shape of My Heart" Bess, Nata, Galina, Vika 2006 DCup).



Anna Bessonova interpreta "Libertango" na Gala da (World Cup) Deriugina Cup Naftogaz 2007 na Ucrânia (Anna Bessonova - DC 2007 Gala):


6 comentários:

  1. Olá,

    Sou apaixonada por Ginástica Rítmica e treino também (quero seguir como carreira profissional!).
    Assim como você, sou fã da Anna Bessonova em especial as apresentações "Anna Bessonova Amazing Hoop 2008 Miss Valentine" (que você postou), "Anna Bessonova - DC 2007 Gala" (que você também postou) e esta aqui :http://www.youtube.com/watch?v=6EDqAtZz3O0&feature=fvsr
    (Anna Bessonova (UKR) Miss Valentine 2008 Gala).
    Maravilhosa!

    Um abraço!
    =)

    ResponderEliminar
  2. Olá ,
    ouvi muito dizer que a maravilhosa ginasta Anna Bessonova rompeu com a ginástica ritmica , pelo fato da Irina (tecnica)ter reclamado de erros de arbitragem, eu acho que ela brigou com a tecnica não tenho certeza,mesmo ela saindo será a melhor e mais espressiva ginasta que já vi ! :*

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo/a,

    Eu gosto da Anna Bessonova, sobretudo por ter conseguido levar a ginástica rítmica para além do desporto, até à arte! Para mim a Anna Bessonova, mais que uma (excelente) ginasta, é uma (excelente) bailarina, uma (excelente) artista!
    No meu limitado conhecimento sobre ginástica rítmica só conheço uma outra ginasta ao seu nível: a russa Oksana Kostina, que infelizmente morreu jovem, no auge da sua carreira. (É possível ver alguns vídeos dela no youtube).

    Cumprimentos,
    C.

    ResponderEliminar
  4. ''Amo ginástica...Quando vejo o a platéia vendo a minha apresentação eu sinto como se fosse um momento mágico...Ainda sonho ser como a Anna Bessonova!!''

    ResponderEliminar
  5. Cara Amanda,

    Eu não sou ginasta, mas sou amador da dança e danço, Tango sobretudo. E a única coisa que talvez lhe possa dizer é que a minha principal satisfação é na própria dança, é algo para mim (e para o meu par) e não para o público. Eu percebo a componente de espectáculo da ginástica rítmica. Mas acho que o maior prazer para o dançarino/ginasta deve estar na dança/apresentação em si e não no público. Ao ver a Bessonova nota-se claramente que ela adora o que está a fazer.
    Já agora aproveito para notar que é bom ter modelos a seguir, como a Bessonova, mas todos somos diferentes e cada um tem que talhar o seu próprio caminho e criar a sua própria identidade. Bessonova já há (e só há) uma, mas é sempre bom descobrir novas ginastas/artistas, como a Amanda.

    Cumprimentos,
    C.

    ResponderEliminar
  6. Estou precisando do nome da musica que a anna utilizou este video https://youtu.be/7j86jaabQ8A Se alguem puder ajudar... e gostaria de saber tambem quem a toca! Obgd

    ResponderEliminar