segunda-feira, 13 de julho de 2009

Danças Tradicionais ...a tradição já não é o que era!?...


Muitos de vocês já me ouviram falar das Danças Tradicionais. De cada vez que eu falo sobre as Danças Tradicionais a alguém que ainda não as conhece, acabo sempre por ter que escrever um e-mail a explicar o que são, e à procura dos links e dos vídeos de sempre para lhe enviar.
Este post serve para não ter que andar sempre a repetir esse processo, da próxima vez basta mandar o link para este post.
Para começar, fica o aviso de que eu não sou nenhum entendido na matéria das Danças Tradicionais, sou um amador que como muitos outros gostam de ir aos concertos/bailes ouvir e dançar essas tais músicas tradicionais ("reinventadas" pelas - e para as - gentes de hoje), num ambiente informal, divertido e descontraído.
Os vídeos que se seguem são uma selecção pessoal. A verdade é que não há muitos vídeos, talvez porque as pessoas estão tão entretidas a dançar que não se lembram e/ou não se dão ao trabalho de filmar as danças.

Para começar um vídeo que responde àquela primeira pergunta que toda a gente me costuma fazer: Mas que tipos de danças?



Pois bem, ouviram que há muitos tipos de dança, eu também não os conheço todos. Esses tipos todos podem-se agrupar em duas categorias: as danças de grupo e as danças a par.

Com exemplo de danças de grupo, aqui fica um Círculo durante o concerto dos Fol&Ar no Festival Planície Mediterrânica:



Agora, como primeiro exemplo de danças a par aqui fica um vídeo duma Scottish numa Jam ao ar livre, no Largo do Carmo (Lisboa), agora chamadas de NoiTradas do Carmo - pois é, também se dança na rua!



Para terminar, dois vídeos de Mazurka, o primeiro num Concerto dos Monte Lunai em Oeiras e o segundo no Festival Entrudanças:





Espero que tenham gostado dos vídeos, mas o melhor mesmo será irem a um concerto/baile ouvir, ver e experimentar dançar. Algumas das danças, sobretudo as de grupo, são relativamente fáceis de aprender no momento (vendo os outros) - não é obrigatório saber dançar para experimentar! É claro que depois se gostarem vão querer aprender mais e melhor!

Para mais informações sobre as Danças Tradicionais (as músicas, as danças, a tradição, onde aprender, agenda dos concertos/bailes, festivais, etc) - TradBalls ... a tradição já não é o que era!?... - http://www.tradballs.blogspot.com/.

Sem comentários:

Enviar um comentário