sábado, 4 de julho de 2009

Poema "ESCADA SEM CORRIMÃO", David Mourão-Ferreira



ESCADA SEM CORRIMÃO

É uma escada em caracol
e que não tem corrimão.
Vai a caminho do Sol
mas nunca passa do chão.

Os degraus, quanto mais altos,
mais estragados estão.
Nem sustos, nem sobressaltos
servem sequer de lição.

Quem tem medo não a sobe
Quem tem sonhos também não.
Há quem chegue a deitar fora
o lastro do coração.

Sobe-se numa corrida.
Correm-se p'rigos em vão.
Adivinhaste: é a vida
a escada sem corrimão.

David Mourão-Ferreira

26 comentários:

  1. este poema é uma merda saiu-me num teste de portugues e não coinsegui fazer um caralho daquilo, perguntava sobre como devo intrepertar o 3º verso, isso é muito complicado ..

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Pelas suas palavras, parece-me que não gosta do poema (apenas) porque lhe saiu num teste de Português e não foi capaz de responder à pergunta que lhe era colocada.

    A minha abordagem à poesia é muito simples: se um poema me transmitir alguma idea ou sensação interessante gosto dele, por outro se um poema não me disser nada, não gosto dele. (Esta é também a minha abordagem à arte em geral.)
    Este poema transmite-me várias ideias e sensações interessantes, algumas das quais concordo, outras discordo e outras ainda não percebo muito bem.

    Para terminar, a única coisa que lhe posso sugerir é que leia o poema sem o preconceito de que não gosta dele (por lhe ter saído num tese...) e veja se lhe diz alguma coisa que ache interessante.

    PS: Agora, até aqui fui simpático consigo, mas não posso deixar de notar as palavras que usou no seu comentário ao meu post, no meu blog. Tais palavras podem revelar falta de respeito e/ou vocabulário e uma certa ignorância. (Não quererá ter dito 3ª estrofe - o terceiro conjunto de quatro versos? Um verso é uma linha do poema e uma estrofe um conjunto de versos.). Não me leve a mal, voçê poderá ser mais um fruto do nosso "Eduquês" e embora a culpa não sendo só sua, também é sua. Mas, e para terminar numa nota positiva, todos dias temos oportunidade para melhorar e aprender mais - é isso que eu próprio tento fazer e este comentário meu para si vai nesse sentido.

    Cumprimentos,
    C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite...

      Não sou o mesmo anónimo que lhe deixou a mensagem anterior! A verdade é que tb eu procurei este poema pq estou a tentar ajudar um aluno de Português com problemas na disciplina e ccalculo que quem o fez procurou este poema como uma tentativa de entender o mesmo.

      O que verifico é que o comentário vem da frustração que muitos alunos sentem perante matéria dada de forma inadequada, verificada no ensino de hoje em dia.

      Tb eu senti a mesma dificuldade, podendo apenas apoiar-me, há época, em livros de interpretação de determinados autores. Assim perde-se a premissa esperada de que os alunos devem pensar por si mesmos, seguindo linhas de pensamento instituídas!

      É este o ensino que temos, gerando alunos como os que vê no seu blog.
      Obrigada

      Eliminar
    2. eu tambem estou agora a realizar o teste que penso ser o mesmo do anonimo e é efetivamente o 3º verso a que a pergunta se refere.

      se o nome «chão» (verso4) for considerado uma metáfora de ignorância, como se poderá interpertar o verso 3???

      Eliminar
    3. Boa tarde, não sou nenhum desses anónimos, na verdade gostei muito do poema, achei-o de facto muito bonito, mas gostava de conseguir perceber melhor o poema, será que me podia dar uma ajuda sff?
      Obrigada com os melhores comprimentos

      Eliminar
  3. gostei muito do poema e lindissimo ate o meu stor adorou quando lhe mostrei.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, felicito-lhe pelo bom gosto e pela diversidade cultural presente neste blogue. Esta composição poética é belíssima e sem dúvida que podemos aprender muito com ela. Gostaria de saber, em que obra literária posso encontrar este poema, gostava muito de a comprar.
    Cumprimentos, Ana Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja pelo comentário.
      Quanto à referência: "Obra Poética", de David Mourão-Ferreira, da Editorial Presença.

      Eliminar
  5. ando no 8º ano saiu-me num teste e eu adorei o poema e como está relacionado com a vida. deixa o sentimento de viver-mos a nossa vida

    ResponderEliminar
  6. gosto muito deste poema é lindo<3 <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  7. Este poema é interessante, contudo eu não entendo muito bem o simbolismo dos poemas, incluindo este, será que podia explicar-me brevemente o seu significado?
    Obrigada,
    Marta

    ResponderEliminar
  8. vou fazer um trabalho para português e vou usar este poema e muito giro e fácil de trabalhar
    PS: ando no 9º ano.
    tenho de fazer a biografia do autor, a leitura expressiva em aula, a análise formal(nº de estrofes e sua classificação, rima e a sua classificação, figuras de estilo e exemplos e ainda dizer o que o autor exprime em todo o poema.
    Ass: ATO

    ResponderEliminar
  9. podem me explicar o poema, para um trabalho de portugues? .

    ResponderEliminar
  10. qual e o significado dos versos 5 e 6? qual a sua relação c o ciclo de vida? o envelhecimento? os degraus ficam mais estragados porque ao envelhecer nos tambem?
    agradecia que respondesse o mais depressa possivel
    obrigada

    ResponderEliminar
  11. ADOREI O POEMA mas...
    o ke significa .??????

    ResponderEliminar
  12. não consigo perceber o que é que o sujeito poético pretende dizer quando afirma que quem tem sonhos e quem tem medo não sobe a escada, afinal a escada não é a vida, e a sua subida não significa o envelhecimjento???

    depois tambem pensei que secalhar a escada é a chegada á iluminação e sabedoria e isso tambem se adequava ao facto de os degraus à medida que se sobem estarem mais estragados, porque á medfida que se vai sabendo mais tambem o grau de dificuldade vai avançar mas depois fico outra vez em duvida porque nos é dito que a escadaria é a vida


    não sei se alguem me pode ajudar a interpertar melhor, eu agradecia

    ResponderEliminar