quarta-feira, 8 de julho de 2009

Poema "Um punhado de palavras", Ana Paula Mateus



Um punhado de palavras

Trago um punhado de palavras
guardadas nas mãos em concha.
Encontrei-as nos livros, ditas pelos poetas...
Li-as nas estrelas... Emprestaram-mas os deuses...
Roubei-as à tua boca.
São palavras brilhantes, luminosas,
palavras de riso claro,
sussurradas ao ouvido no instante do abraço,
palavras ardentes, soltas
no beijo dado com a urgência da saudade.
São palavras perfumadas,
cheiram a eucalipto orvalhado pela manhã,
cheiram a velas queimadas em dia de aniversário,
cheiram a terra molhada
e a relva acabada de cortar...
São palavras musicais, como um espanta-espíritos
em dança vadia com o vento ao cair da tarde...
Foram escritas na areia da praia,
sobrevivendo aos vendavais
e aos pés descalços dos caminhantes,
à fúria das gaivotas e ao abraço salgado
das ondas inconstantes...
São fortes e indeléveis.
São eternas as minhas palavras.

E quando às vezes me engano na estrada
ou me perco nos caminhos,
quando sinto os passos cansados ou inseguros,
sento-me na berma e olho-as de frente,
tatuadas na pele gasta das mãos calejadas...

Leio-as muitas e muitas vezes...

Repito-as baixinho...
E passa-me o frio cá dentro.

Ana Paula Mateus

Este poema, "Um punhado de palavras", foi o poema vencedor da XIII Edição do Concurso Literário "Dar Voz à Poesia".

Fonte: blogue De Profundis, post Dar Voz à Poesia.

3 comentários:

  1. É uma grande honra as minhas palavras merecerem um post neste espaço, onde figuram poetas e escritores que respeito tanto.Muito obrigada!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Magnifico =D
    parabens... da turma 10ºL

    ResponderEliminar
  3. Muito bom,parabéns.
    Alexandra Jales (ex aluna)

    ResponderEliminar